Logomarca JP Madeiras Boa noite, seja bem-vindo(a)!
Logomarca JP Madeiras

Saiba mais sobre a Madeira

Ipê JP Madeiras

A madeira é material proveniente de um ser vivo composto de células, canais e capilares. Por causa de sua estrutura, ela interage constantemente com a umidade do ambiente que a cerca, absorvendo e perdendo água num processo contínuo de adaptação de seu teor interno de umidade.

Esta troca de água com o meio ambiente provoca movimentos sucessivos de expansão e contração que podem levar a rachaduras, empenamentos e microfissuras. Situação que se torna problemática em peças de dimensões precisas.

Além disso, a madeira é composta de substâncias orgânicas que servem de alimento a organismos conhecidos como xilófagos. Dentre eles, os mais nocivos à madeira usada na construção são os fungos, os cupins e, com menor frequência, as brocas. Elas podem aparecer isoladas ou simultaneamente.

Os fungos provocam o apodrecimento da madeira tornando-a inútil para fins de construção. O fator mais importante para o aparecimento de fungos é teor de umidade da madeira. Por isso é necessário usar produtos hidro-repelente e com ação fungicida para impedir o ataque de organismos xilófagos, garantindo sua durabilidade.

Importante: Usar mão de obra especializada, fornecedor idôneo, e procurar junto a estes qual a madeira apropriada para cada finalidade.

Ipê JP Madeiras

A madeira é um produto natural e, portanto, sofre modificações com a variação de umidade, temperatura, condições de armazenamento, etc.

  • Se a madeira não for utilizada imediatamente, deverá ser conservada em local COBERTO E VENTILADO, devendo ainda ser empilhada corretamente com tabiques de modo a facilitar a circulação do ar;
  • Verificar a umidade da madeira, pois dependendo do uso, deve estar mais ou menos seca;
  • Para efeito de proteção contra cupins, brocas, fungos, e etc, todo tipo de madeira deverá receber tratamento químico. Este procedimento evita prejuízos futuros;
  • Contrate SEMPRE um carpinteiro ou marceneiro qualificado, pois o mercado está cheio de "picaretas" que fazem o serviço mal feito e posteriormente culpam a qualidade da madeira;
  • Quando o cliente receber a madeira, é importante conferir a qualidade e a quantidade da mesma, evitando assim problemas futuros;
  • Qualquer dúvida, consulte um especialista.
Ipê JP Madeiras

Importante: A madeira por ser um material higroscópico estará sempre trocando umidade com o ar ocorrendo alterações dimensionais, entretanto algumas medidas podem ajudar na sua conservação.

Guardar o material em local coberto e arejado; evitar incidência com o Sol; procurar colocar proteção nos pés dos móveis; efetuar limpeza com vassouras ou panos úmidos; limpar manchas e gorduras com água e sabão logo após terem sido provocadas; não utilizar solventes orgânicos; aplicar cera líquida para conservar o brilho e aumentar a proteção.